Preparaçao Fisica, na saude, qualidade de vida e no desempenho atletico.
12ª Corrida Rústica de Rolândia
Mais um recorde pessoal, me sinto cada vez mais rapido, e confiante, sem dores, recuperando muito rapido apos treinos bizarros!!!!kkkkkkk.
Obrigado especial a minha esposa e meu filho que me acompanham em todos meus desafios, pois sao neles que penso me fazem continuar quando o corpo pede para parar!
OS TREINOS, MINHAS PLANILHAS ESTAO SURTINDO EFEITO DESEJADO!!!!
FARTLEK CARACTERISTICAS
O método fartlek é caracterizado pela sua realização, em ambientes bucólicos e felicidade em realiza-los, pois não se prende a nenhuma rigidez de distâncias, dando liberdade ao atleta de realizar o treinamento com corridas rápidas e de enrijecimento. Assim, nem o mais irredutível sedentário pode deixar de observar ou querer fazer esse método de treino, dado a sua liberdade de movimentos. No meu humilde entendimento o método do sueco Gösta consiste em passeios, corridas lentas pelos campos e sprints muito rápidos e breves, onde o atleta desenvolve suas habilidades, como a velocidade e a resistência.
Quando eu era técnico, saia com meus atletas pelas estradas de terra, veredas, morros e etc, acompanhado-os de bicicleta e munido com uma bola de tênis. Saiam em corrida lenta por 5 a 10 minutos, depois paravam e faziam o aquecimento muscular, alongamentos básicos. Depois corriam cerca de 10 minutos em marcha lenta, aí 5 minutos de marcha rápida, trotavam por cerca de 10 minutos, quando eles estavam bem a vontade um brincando com o outro correndo e conversando, eu pegava a bola de tênis e jogava bem longe e mandava-os pegá-la, aquele que conseguia pegar ficava livre do castigo, mandava-os realizarem um exercício qualquer que eu improvisava.
Quando eu era técnico, saia com meus atletas pelas estradas de terra, veredas, morros e etc, acompanhado-os de bicicleta e munido com uma bola de tênis. Saiam em corrida lenta por 5 a 10 minutos, depois paravam e faziam o aquecimento muscular, alongamentos básicos. Depois corriam cerca de 10 minutos em marcha lenta, aí 5 minutos de marcha rápida, trotavam por cerca de 10 minutos, quando eles estavam bem a vontade um brincando com o outro correndo e conversando, eu pegava a bola de tênis e jogava bem longe e mandava-os pegá-la, aquele que conseguia pegar ficava livre do castigo, mandava-os realizarem um exercício qualquer que eu improvisava.
Após o castigo, mais uma corrida de 3 a 5 minutos leves e outra corrida atrás da bola, mais um castigo, nova corrida lenta, quando avistávamos uma colina, mandava-os subir até o seu topo no ritmo mais forte que pudessem agüentar, mais 10 minutos de caminhada rápida quase chegando a uma marcha atlética, mais 10 minutos de corrida lenta. Quando encontrávamos um cachorro, aí era a festa, atiçavam o bicho para que este corresse atrás deles, ou corriam atrás do animal, tanto faz, era um jogo de velocidade. A duração dessa brincadeira chegava há 2 horas.
Como vocês viram, o fartlek é um jogo de corridas, mas sem se prender a nenhum plano pré-estabelecido, dando liberdade ao atleta de correr despreocupadamente, dando prazer dele realizar o treino.
Muitos técnicos, ainda, confundem fartlek com interval training, acham que o fartlek é um interval training realizado em estrada, com distâncias pré-estabelecidas e repetições também. Tradução de fartlek: liberdade e prazer em correr.
É isso que eu penso do fartlek, um método que trabalha todas as variantes da corrida.
Bons treinos.
FONTE: Nilson Duarte Monteiro WWW.COPACABANARUNNERS.NET
Como vocês viram, o fartlek é um jogo de corridas, mas sem se prender a nenhum plano pré-estabelecido, dando liberdade ao atleta de correr despreocupadamente, dando prazer dele realizar o treino.
Muitos técnicos, ainda, confundem fartlek com interval training, acham que o fartlek é um interval training realizado em estrada, com distâncias pré-estabelecidas e repetições também. Tradução de fartlek: liberdade e prazer em correr.
É isso que eu penso do fartlek, um método que trabalha todas as variantes da corrida.
Bons treinos.
FONTE: Nilson Duarte Monteiro WWW.COPACABANARUNNERS.NET
CIRCUITO SESC DE CORRIDA E CAMINHADA
ETAPA APUCARANA, mais um desafio vencido por eu e meus alunos. Apesar do frio e o vento conseguimos baixar nossos tempo!
proximo desafio 21 de abril em MARINGA PR
RESISTÊNCIA NOS ESPORTES
RESISTÊNCIA NOS ESPORTES
O treinamento de resistência é a
capacidade do organismo de realizar um exercício eficazmente superando a
fadiga, fadiga esta que se pode ser aguda ( durante e/ou logo após o
treino ) e crônica ( ao longo do processo de treinamento).
Ainda sobre a fadiga, podemos citar algumas causas: fisiológica, psicológica, médica.
Mas é graças à fadiga que alcançamos os
melhores níveis de performance, porém isso só acontece quando as cargas
de treinamento e o processo de recuperação são aplicados em níveis e
momentos adequados.
Para se melhorar a resistência do organismo devemos nos preocupar com alguns detalhes importantíssimos:
■Especificidade da modalidade esportiva, ou seja, o treino realizado
pode gerar uma resistência geral ou específica para a modalidade;
■Duração do esforço, sendo de curta, média ou longa duração;
■Volume muscular envolvido, sendo geral ou local.
■De força ou velocidade, sobre objetivo ou tipo de prova/competição
■Treinamento e competição, sobre o tipo de treino
■Volume de treinamento, sobre a quantidade da carga de treinamento
■Intensidade do treinamento, sobre a qualidade da carga de treinamento
Estes são alguns detalhes que devem ser
bem pensados quando for planejada a planilha de treinamento para
qualquer tipo de esporte que envolva a resistência.
Por isso é fundamental a orientação de um treinador/professor
habilitado e capacitado para que você melhore sua resistência física de
maneira correta e segura.JOE WEIDER, FICA AQUI MINHA HOMENAGEM
Deixo aqui minha modesta homenagem, a Joe Weider, verdadeiro pai do FISICULTURISMO
Já completando 50 anos, os princípios de treinamento de Joe Weider servem como base para muitos treinamentos que se vê por ai, por isso, vale a pena conhecê-los.
Princípios
1. Treino Progressivo: refere-se à adição de cargas progressivas para que o músculo se torne maior e mais potente. Consiste em adicionar mais cargas periodicamente, bem como aumentar o número de séries e de sessões de treino e ao mesmo tempo diminuir o tempo de repouso entre as séries.2. Treino em série: este princípio preconiza a realização de 3 a 4 séries para cada exercício para atingir a completa exaustão de cada grupo muscular e obter assim a máxima hipertrofia.
3. Treino isolado: um músculo pode trabalhar relativamente isolado ou auxiliado por outros músculos. Cada músculo colabora de alguma forma para o movimento, funcionando como estabilizador, como agonista ou sinergista. Para desenvolver um músculo ao máximo é necessário isolá-lo da ação destes músculos auxiliares. Isto consegue-se variando as posições anatômicas.
4. Confusão muscular: este princípio evita que o músculo se adapte a um determinado tipo de exercício ou a uma rotina específica de treino. Os músculos nunca devem se habituar a um esquema de treino, pois para crescer, necessitam estar continuamente em estresse. Para isto varia-se constantemente o exercício, série, repetições, ângulos de pressão, de forma que não se dê oportunidade para que o músculo se acomode. É preciso surpreender o músculo e dar-lhe estímulos novos a que não está habituado.
5. Treino prioritário, priorização: preconiza o treino dos pontos corporais mais fracos em primeiro lugar quando a energia corporal é maior.
Devemos treinar os grupos mais fracos no inicio do treino e focar o nosso esforço nesses músculos quando ainda estamos “frescos” .
6. Treino em pirâmide: o objetivo deste princípio é aquecer o músculo progressivamente antes de utilizar a carga máxima para um determinado exercício e assim evitar riscos de rupturas e lesões.
7. Treino dividido, rotina dividida: Segundo Weider, após um período de adaptação de 3 meses realizando um treino básico, três vezes por semana é preciso aumentar a intensidade de treino. Para isso é aconselhada a divisão do treino em duas partes, sendo que na primeira, treina-se a parte superior do corpo utilizando-se aproximadamente 8 exercícios, e na Segunda, treina-se a parte inferior com a realização de 6-8 exercícios.
8. Treino por fluxo: segundo este princípio, para obter o máximo de crescimento é necessário haver suficiente irrigação sangüínea permanente num determinado músculo. Para conseguir isto, treina-se de 3 ou 4 exercícios para um mesmo músculo, sem realizar nenhum outro exercício para outro grupo muscular entre estes exercícios específicos. Desta forma, todo o fluxo sanguíneo é direcionado para uma região específica.
9. Super-série: este é um princípio bastante comentado que preconiza agrupar dois exercícios para grupos musculares opostos e realizá-los alternadamente, como é o caso do bíceps e do tríceps.
10. Série combinada: neste princípio dois exercícios diferentes para um mesmo músculo são executados um após o outro sem intervalo. O objetivo deste princípio é utilizar todo o potencial do músculo treinado em angulações diferentes para atingir o maior número possível de fibras musculares.
11. Treino em ciclo: durante uma parte do treino anual, deve-se desenvolver rotinas para desenvolver massa e força muscular. Durante outra parte do ano, deve-se desenvolver rotinas com menos pesos e mais repetições e pouco repouso entre as séries. Desta forma, evitam-se lesões musculares enquanto se obtém desenvolvimento progressivo.
12. Isotensão: Consiste em flexionar um músculo e mantê-lo em tensão máxima por 3-6 segundos. A tensão isométrica deve ser realizada 3 vezes. Esta tensão melhora o controle neuromuscular e ajuda a obter definição e pico muscular.
13. Repetição forçada: Ocorre quando um companheiro de treino ajuda a execução de mais algumas repetições após se ter atingido o ponto máximo do esgotamento muscular para determinado exercício, ou seja, quando sozinhos já não conseguimos fazer o exercício com a forma e técnica correta e temos uma pequena ajuda para finalizar a repetição.
14. Drop set: neste princípio uma série é realizada até o esgotamento total, e consiste em diminuir o peso à medida que aumentamos as repetições.O peso é diminuído (aproximadamente em 40%) quando começamos a falhar, e continuamos a série imediatamente até obter novamente o esgotamento total. Normalmente, esta diminuição de peso só é realizada uma vez, mais uma tripla ou quadrupla diminuição é eventualmente utilizada.
15. Pré-exaustão: quando se treina um grupo muscular e se começa com um exercício básico, como o supino para o peitoral, um músculo menor envolvido no movimento, como o tríceps, no caso, é natural que este se esgote antes do peitoral, o que faz com que o músculo alvo não possa ser treinado em toda a sua capacidade. Para evitar isso, utiliza-se um exercício que tenha como objetivo esgotar primeiro o músculo alvo sem que se utilizar nenhum outro músculo menor. Desta forma estamos desgastando o músculo alvo para que quando passar para o exercício básico, o músculo alvo não seja prejudicado pelo músculo menor, porque já estará “cansado”. Isto permite garantir que o músculo foi treinado até à exaustão.
16. Série negativa: este princípio concentra se na fase excêntrica da contração muscular , a fase concêntrica (empurrar) não é considerada . O Objetivo é sustentar o peso e baixá-lo controladamente enquanto o companheiro de treino auxilia toda a fase positiva do movimento após você se ter alcançado o esgotamento total. Isto permite utilizar maior quantidade de peso.
Fontes: http://www.portaldamusculacao.com.br
Wikipedia
5ª CORRIDA DA MULHER MARINGA 2013
Apos muito treino, eu e meus atletas na chegada 5ª CORRIDA DA MULHER MARINGA 2013
quero agradecer aos meus atletas,clientes, amigos Adalberto Figueiro, Rogerio Goes, Franscisco Scheller,
quero agradecer tambem minha familia em especial minha esposa e meu filho!!!! Aurea H. Morita e Gabrielzinho
Agora em Cambe PR
Treinamento personalizado em corridas e caminhadas, inicio das aulas em 2013, maiores infromaçoes via Blog, ou E-mail wander_galves@yahoo.com.br, GRUPOS DE 5 A 10 PESSOAS!!!
PONTO DE ENCONTRO PARQUE ZEZAO CAMBE PR
Cambeense é terceiro lugar no Sul Americano de Jiu-Jitsu
| Cambeense é terceiro lugar no Sul Americano de Jiu-Jitsu |
||||
| 07 de Dezembro de 2012 - 11h16min |
||||
Ele representou a Academia Magoo de Londrina, onde é treinado pestre Vinicius Camevari. A preparação física tem a orientação do professor Wander Antonio Galves e é toda feita nas dependências do Harmonia Tenis Clube. “A princípio o jiu-jitsu para mim serviria apenas como um complemento para o judô, esporte que pratico há 12 anos, mas com esse resultado obtido já na primeira competição, pretendo levar os dois esportes com muita seriedade”, disse Guilherme. O atleta cambeense também já conquistou por duas vezes o título de campeão paranaense de judô. |
Assinar:
Postagens (Atom)











